Encontre a mais próxima de Você:
sorvete no inverno

3 Dicas Extraordinárias de Como Vender Sorvete no Inverno

Publicado por: Felipe Vieira | 23 de junho de 2017

Devido do intenso calor do verão brasileiro, é comum as pessoas preferirem ir à sorveterias com a família e os amigos para refrescar-se, fazendo com que este comércio bombe nessa estação do ano. No entanto, quando chega o inverno, as casas de sorveterias ficam vazias pois, apesar de não ter uma contra-indicação do consumo de sorvete no inverno (como dito no artigo intitulado: “Sorvetes Podem Ser Consumidos no Inverno?“), os brasileiros não têm o costume de associar sorvete ao frio, preferindo comidas mais quentes. Neste artigo iremos mostrar o que fazer para vender sorvete no inverno!

Quem tem uma sorveteria ou pensa em abrir uma, o maior medo é justamente esta época do ano, pois como o sorvete é um produto sazonal, as vendas chegam a cair em até 70% no inverno. Os consumidores param ou diminuem o consumo de sorvetes no frio por receio de adoecer, pegar um resfriado ou inflamação na garganta.

Ademais, os brasileiros consideram o sorvete uma sobremesa, não um alimento, diferentemente de outros países como a Europa e os Estados Unidos, em que o sorvete é considerado um prato principal. Apesar destas ideias serem equivocadas, a solução é encontrar alternativas para contornar a situação.

sorvete no inverno: como vender?

Confira neste artigo 3 sugestões de como vender sorvete no inverno!

Como vender sorvete no inverno?

Pense que seu objetivo é vender sorvetes no mês de Julho. Parece difícil, mas é preciso parar para pensar e criar um modelo de negócios muito estruturado para lidar com este desafio. Em se tratando de vendas em diferentes estações do ano, há duas estratégias possíveis: ampliar o portfólio ou alcançar novos mercados.

No caso específico deste artigo – a sorveteria  precisa basear-se nestas duas estratégias, tomando o cuidado para não fugir do produto principal. É fácil criar um cardápio novo, recheado de opções quentes como lanches, mas isso distanciaria a imagem de sorvetes.

Incentive o consumidor a tomar sorvete no frio!

O nosso objetivo é vender no inverno sem distanciar a imagem de sorvetes. Uma boa ideia é continuar vendendo sorvetes, trazendo novidades quentes, como o fondue de sorvete, sorvete assado, servir sabores exóticos misturados com calda, frutas ou biscoitos, como uma refeição leve. O comerciante também poderá optar por oferecer descontos em picolés e potes de sorvetes. Isto fará o consumidor deixar de lado aquela ideia de que sorvete só pode ser consumido no verão, reeducando-o aos poucos.

sorvete no inverno: aplie o cardápio

Cuidado para não fugir da imagem de sorveteria!

A venda de outros produtos quentes também aproximam o consumidor das sorveterias, como chocolates quentes e crepes suíços. No entanto, é preciso tomar cuidado para o cardápio não fugir da imagem de sorveteria, como a venda de lanches ou porções, que está mais associada a uma lanchonete, sem dizer que o cheiro de fritura não combina com sorvetes.

Expanda o seu mercado!

Uma alternativa para vender sorvete nos meses frios é expandir seu comércio em outras regiões onde o inverno não é tão rigoroso. Nos estados do norte e nordeste, por exemplo, há verão nos 12 meses do ano e raramente tem dias frios, mesmo no inverno! Ao contrário da região sul e sudeste, em que as temperaturas no inverno ficam mais baixas.

Um dos fatores mais importantes para lidar com a sazonalidade é ter uma mente aberta e não ter medo de ser ousado e criar ideias inovadoras. A pior coisa em um comércio de sorvetes é perder o público nesta estação do ano pelo fato de o comerciante ter a mente fechada ou ter medo de ousar. Em mercados mais delicados como os sazonais, as empresas precisam se esforçar mais para não serem afetadas pela mudança de clima.

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, iniciou suas atividades na industria de sorvetes a mais de 12 anos, onde envolveu-se sempre nas áreas de desenvolvimento de produtos e comercial. Atualmente, é gerente comercial da Sorvetes Lip''s e é responsável pela expansão da rede de franquias da empresa!

Deixe um comentário!